sábado, 14 de março de 2009

Perito Criminal

Mais valor aos Peritos!!!

Muitos esquecem ou nem mesmo sabem da importância da perícia criminal. Em vários estados, os Institutos de Criminalística estão situados dentro da polícia civil, mas em alguns, possuem independência e são a Polícia Científica (como no estado do Paraná).

A maioria dos casos que chegam aos ouvidos das pessoas são apenas a ponta do iceberg. São casos de atrocidades contra menores, estupros em série e casos com reféns. Mas a perícia é realizada todos os dias em inúmeros casos, mais simples e mais complicados, que não chamam tanta atenção da mídia.

Os Peritos criminais são a parte intelectual da investigação. São eles que conectam os fatos de um crime, os quais levam ao autor. Sem eles, a polícia atuaria apenas em flagrantes, e a grande maioria dos bandidos sairia impune! Quanto mais bandidos livres, maior o sentimento de impunidade e consequentemente maior o número de bandidos e casos.

Alguns dos trabalhos dos peritos, hoje são postos aos olhos do povo através de seriados como do C.S.I (Criminal Scene Investigation - do inglês: investigação da cena do crime). Em sua essência esses seriados são fiéis a realidade, mas pequenos detalhes que passam desapercebidos ao público em geral, são erros grotescos aos olhos de um perito! Assim como ocorre na prática em sua profissão.

Hoje, através de casos famosos houve um acréscimo de interesse sobre esses profissionais:


Em meio a essa divulgação da profissão, a revista Superinteressante fez uma matéria sobre o assunto na edição de outubro de 2008. Que mostra algumas técnicas atuais e futuras da perícia, assim como a descrição de uma investigação verídica.

Aqui você encontra uma publicação periódica sobre os trabalhos da perícia no âmbito federal.
E aqui alguns vídeos mais completos sobre as atribuições de um perito criminal!

Mas por falta de investimentos e contratação de pessoal (através de concursos)os peritos criminais se sobrecarregam, resultando em demora de laudos e consequente perda de qualidade no trabalho. No Estado do Paraná esta situação é crítica(clique aqui)! O déficet de peritos no estado é um absurdo. A quantidade de peritos por habitante esta muito abaixo dos valores recomendados, e o ultimo concurso público finalizado foi a 14anos. Sendo que um outro de 2007 encontra-se empacado nos tramites do governo até hoje.

Dentro da Polícia Científica também fica o IML, que passa por apuros. Clique para ver matéria.

A população preocupada com o rumo da sociedade, deve ter ciência desses fatos lamentáveis, e tomar a iniciativa de cobrar de seus representantes(governantes) uma atitude a fim de melhorar a qualidade da polícia.