quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Falsa Democracia

Nossa democracia é falsa, esta ultima eleição só nos fez lembrar de como ela funciona:
Vereadores já sabem o preço de uma eleição "Desta vez preciso de 100mil pra me eleger". Então ele corre atrás da quantia através de "patrocinadores". E compra voto, paga cesta basica, faz um agrado ali, outro aqui, e solta dinheiro para gasolina, e promete isso, promete aquilo, no final o salário que irá receber (se eleito) é indiferente. Somente se pesa quanto recebeu de apoio na campanha, menos o que gastou com ela.
Quando dentro, sua função é quase somente favorecer os que lhe patrocinaram. Elaborando e votando a favor nos projetos com intenção de dar vantagem a quem os elegeu. Segue uma caso clássico, em um cidadezinha de 3mil habitantes, mas onde o prefeito fez uma denuncia de vereadores pedindo dinheiro para pagar campanha (50mil em gastos) aqui. Agora faça um projeção de valores pra uma cidade maior!
Ou se preferir você pode entrar no google ou youtube, e procurar por "compra de votos" que verá incontáveis notícias... Na busca que fiz agora a pouco encontrei simplesmente 15milhões de resultados!!! E em 0,18segundos :) Se isso não é um fato de como a "democracia" funciona, não sei mais o que poderia ser.

Outro ponto, quantos semi-analfabetos são eleitos para nos representar lá dentro? E para elaborarem leis ainda por cima, analfabetos não fazem leis!!! Mal as entendem, eles viram marionetes de outra pessoa.

Por que para todos os cargos exige-se educação:
Médicos do municipio estudam anos e fazem concusrso, engenheiros estudam anos e fazem concurso; garis devem ter ensino médio e fazem concurso. Enquanto para a "simples" tarefa de "gerenciar a cidade toda" e elaborar regras(leis) não se exigem uma faculdade de administração e direito público???

Administrar uma cidade é como administrar uma grande empresa, pois as duas devem ter lucro (a cidade deve saber arrecadar o máximo possível de imposto por lei), devem ter marketing (saber trazer investimentos para gerar empregos)...
Nossa democracia é falsa, quem se elege é uma figura conhecida na cidade (ou rica ou pobre carismatica). Nenhuma delas é o ideal para nos representar, para nos gerir, e isso é obvio!

Quem elege não somos nós, é o povão(a maioria), que por quase 100% das vezes vota como se estivesse apostando em corrida de cavalo:
"Vou votar em quem esta na frente, pra não perder meu voto".
Dando poder a mídia em controlar esses votos!

E assim ficamos fadados a sermos representados por poderosos que devem favores a quem os ajudou na campanha ou a pessoas sem instrução que viram marionetes nas mãos dos primeiros aqui citados! Enfim, o dinheiro manda sempre! Falsa é a "democracia".

Minhas opiniões:
De um prefeito deveria se exigir uma graduação em (preferência para administração) + pós-graduação em administração pública, faz-se-ia um concurso para qualificação (com a rigidez até maior que a dos concursos públicos normais), ae então este indivíduo poderia concorrer para o cargo normalmente e ser eleito pelo povo!
De um vereador se exigiria uma graduação e um pós em direito público, concurso para qualificação ao cargo e ae sim eleição normalmente.
Vantagem: uma pessoa de má índole, não consegue passar por todo este certame, ela com certeza decide por um caminho mais fácil para a vida, pois é de sua natureza.

Defendo também a não obrigatoriedade do voto, como existe em várias democracias hoje!
Onde hoje as pessoas passam a ser obrigadas a viajar, quando não podem mais justificar faltas (quando não transferem o título). E acabam votando sem critério algum, apenas por dever!

E que o voto deveria ser ponderado de acordo com a instrução do eleitor. Já tivemos democracias onde o somente o homem votava, somente de cor branca, somente quem pagava um determinado valor (voto censitário), porque não um restrição por estudo.
Fugiria da nossa democracia(falsa), mas ajudaria a evitar compras de voto, pois a "maioria" não teria o peso que tem hoje na eleição, então o preço do voto seria mais caro! Ex (sugestão):
-analfabeto (não vota)
-ensino fundamental (peso 1)
-esino médio (peso 2)
-ensino superior (peso 3)
-pós (todas) (peso 4)
VocÊ pode dizer que isso poderia favorecer a classe média(com estudo), mas isso só se pensado no sistema de hoje, pois no sistema onde os cargos são peneirados por concurso, os candidatos são idôneos e preocupam-se com todas as classes. E também possuem inteligência para discernir necessidades e seus graus de importâncias na sociedade (curva ABC).

Outra sugestão. Porque não um mini-questionário durante o momento do voto, sim, para validar o voto. Caso a pessoa saiba o mínimo, seu voto é validado. Questões de multipla escolha e aleatórias para não haver "decoreba". Exs:
-Quem foram os nossos 2 ultimos presidentes (atual e anterior)?
-Quem foram os nossos 2 ultimos prefeitos (atual e anterior)?
Com as opções erradas sendo absurdas, para não confundir. Isso eliminariam pessoas que estão lá e não teem a mínima idéia do que estão fazendo de verdade.

Platão e Política
"Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros e autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes, que os chefes das cidades, por uma divina graça, ponham-se a filosofar verdadeiramente." (Platão, Carta Sétima, 326b).
Esta afirmação de Platão deve ser compreendida com base na teoria do conhecimento, e lembrando que o conhecimento para Platão tem fins morais.
Platão acreditava que existiam três espécies de virtudes baseadas na alma, que corresponderiam aos estamentos da pólis:
A primeira virtude era a da sabedoria, deveria ser a cabeça do Estado, ou seja, o governante, pois possui caráter de ouro e utiliza a razão.
A segunda espécie de virtude é a coragem, deveria ser o peito do Estado, isto é, os soldados ou guardiães da pólis, pois sua alma de prata é imbuída de vontade. E, por fim,
A terceira virtude, a temperança, que deveria ser o baixo-ventre do Estado, ou os trabalhadores, pois sua alma de bronze orienta-se pelo desejo das coisas sensíveis."

Sócrates dizia algo assim: Se você está doente procura um médico, pelos seus conhecimentos. Mas se o problema é a saúde da sociedade, deixamos nas mãos de pessoas sem instrução, como se isso não requeresse importância!

link -> brief de leitura relacionada!
Democracia Wiki
Democracy Wiki
Pra quem diz que odeia política

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Piratas no mar, bolsa e ações no espaço, cidades sumirão!!!... seria o CAOS?

Nesta semana que passou....

Os piratas voltaram em pleno século XXI, na Somália navios cargueiros estão sendo sequestrados:


Astronauta mulher perde a bolsa (ferramentas) durante uma caminhada espacial:


Ações nunca estiveram tão inconstantes, e em queda "contínua":


Aquecimento global diz que o litoral será inundado em alguns anos e cidades sumirão:


Seria o CAOS se instaurando diante de nossos olhos!!!??? Doom's day? aiuhaiuha