sexta-feira, 12 de junho de 2009

Realidade Aumentada

Do inglês, argumented reality, a realidade aumentada esta ae!!!
Pessoal, fui apresentado a uma maneira nova de visualizar modelos e animações em 3D, assistindo o Jornal da Globo, onde eles disponibilizaram uma amostra online. Eu testei e funcionou tranquilo, esse modelinho do notebook animado!



www.argumented.org = site com links sobre o assunto.
http://realidadeaumentada.com.br/
Esse brasileiro eu testei, funcionou, mas foi complicado!

O MARCADOR é a parte física do sistema, é o que realmente existe e esta impresso numa folha de papel. O plugin que é instalado no vídeo especifico é o responsável por identificar as linhas , formas e posição deste marcador e assim reconhece como o modelo ou animação 3D deve ser inserido ao vivo no video!

Pra quem mexe no Google Sketchup fica bem imediato é só seguir estes passos:
instalar plugin
criar um modelo no sketchup
imprimir o marcador
Tem um custo, mas estou procurando algo free na net!

Qual é o "bam bam" da coisa?
Pessoas leigas podem saber interagir com modelos 3D imediatamente. Visualizam com as mãos como se o modelo estivesse ali, sem precisar conhecer softwares de design.

Para engenheiros, isso pode ser usado em:
Criar um marcador na planta (de uma casa, prédio, carro, estrutura qualquer), e o cliente visualizar em 3D em casa, sem a necessidade de instalar software ou conhecê-los. Somente instalando o plugin de video em 2 segundos!

Para publicitários:
Ingressos, folders, banners, podem ganhar vida 3D e serem muito mais atrativos (visualizados em casa), e conterem muito mais informação que um simples papel plano limitado!

Para medicina:
Sensores já conseguem visualizar nosso corpo internamente, a diferença é que essa visualização pode "impressa" na própria área do corpo. tornando-se assim um tipo de visão de raio-x para os médicos, facilitando e agilizando o trabalho.

Para educação:
Livros didáticos podem ser extremamente atrativos, acrescentando animações em cada página da matéria estudada!

Para games, as possibilidades são ilimitadas:

Nenhum comentário: